Projeto MUVA Assistentes capacita mentoras na Cidade de Nampula, em parceria com a Ophenta

Decorreu na cidade de Nampula, nas últimas duas semanas (de 22 à 25 de Março e de 28 de Março à 01 de Abril), a formação de 30 mulheres jovens pré selecionadas pela OPHENTA, provenientes de diversos bairros da Cidade, candidatas á mentoras do Muva Assistente. A formação abordou cinco principais pilares como abordagem Freiriano, métodos de mentoria, princípios de mentoria, poder e género.
O projecto MUVAssistentes é uma iniciativa do MUVA que visa promover o emprego para jovens por via da introdução no ensino primário público, da figura de assistente de turma, por forma a auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem considerando que, devido ao elevado número de alunos por turma, um único professor não tem sido capaz de fazer o acompanhamento individualizado do aluno, o que tem contribuído para o insucesso escolar.


A componente de mentoria do MUVAssistentes é implementada a nível da cidade de Nampula, em parceria com Associação Moçambicana de Mulheres e Apoio a Rapariga (OPHENTA).
A Mentoria é vista como uma ferramenta através da qual jovens previamente treinadas e com alguma experiência fazem o acompanhamento dos assistentes facilitando o debate de temas, visando o reforço das habilidades humanas não cognitivas, género, empoderamento e outras temáticas que contribuam para a preparação dos jovens em particular raparigas para o mundo do trabalho.

A formação teve como objectivo formar jovens para mentorar os assistentes de professores que irão dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, em algumas escolas primárias da Cidade de Nampula. Os assistentes ajudam a manter a turma atenta ao Professor, apoiam na correcção dos TPC’s e dos exercícios durante a aula, na identificação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outras tarefas.
No fim de duas semanas de formação as formandas agradeceram pela oportunidade e disseram que a metodologia as ajudou a refletir sobre as suas próprias vivências e prometeram replicar a metodologia usada em outras oportunidades.