A OPHENTA continua a trabalhar na prevenção e combate à todo tipo de violência perpetrada contra mulheres e Raparigas em Nampula.
Desta vez, a roda de conversa com mulheres, foi realizada no bairro de Mutauanha na última terça feira e juntou parceiros/ implementadores do programa Aliadas da cidade capital do Norte.
Mais do que lamentar em relação os casos de violência contra as mulheres e raparigas que ganharam contornos alarmantes nos últimos dias no país, as mulheres refletiram sobre as possíveis soluções e saídas para o fim de todo tipo violência.
“…É sobre vermos notícias de mulheres mortas por
serem mulheres e nos colocarmos no lugar da pessoa, ver mulher a ser batida e em vez de arranjar sempre motivos para culpar a mulher, defendê-la.
Vamos todas nós dar mão, nos colocar no lugar das outras, sentir a dor da outra para que não possamos calar ao se deparar com os extremos casos de violência contra mulher e raparigas em toda província de Nampula em particular e no país em geral…” disse uma das participantes.
Este encontro, enquadra-se nas actividades planificadas pela ophenta nos 16 dias do activismo pelo fim da violência contra mulher.
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Seguiremos em marcha, até que todas sejamos livres, felizes e cuidadas.
Mexeu com uma, mexeu com todas.
Se as mulheres se unirem a violência vai cair.