Foi realizada a Edição III da feira Feminina de Economia Solidária na última sexta feira e sábado dias 21 e 22 de Outubro corrente, na cidade de Nampula.


A sessão de abertura foi presidida pela Esposa de Sua Excia Secretário do Estado da cidade de Nampula, Dra. Maria Mimosa Gôndola.
No seu discurso, Maria destacou o direito de todas e todos ao emprego, a possibilidade de produzir e comercializar com dignidade, a possibilidade de crescimento pessoal, e também o direito ao tempo livre.
Referiu também que quanto mais as mulheres tiverem acesso às mesmas oportunidades que o homem, mais justa e igualitária a sociedade se torna, o que é benéfico para todos. Isso significa que as mulheres também participaram activamente em varias esferas de trabalho na cidade ou no campo. E com isso, as raparigas crescem conhecendo seus direitos, assim como os rapazes que já entendem que precisam respeitá-las.
Portanto, o Gabinete da Esposa de Sua Excia Secretário do Estado da cidade de Nampula, e a OPHENTA, consideram a Feira Feminina de Economia Solidária um espaço para reflectir sobre as experiências quotidianas das mulheres.
Na mesma ocasião a nossa convidada encorajou a OPHENTA e a sociedade em geral a promover este tipo de evento nos demais distritos da nossa província de Nampula. Acrescentou dizendo que neste momento em que registou-se ataques terroristas na nossa província, pedimos de forma especial o apoio aos nossos irmãos nos distritos de Memba e Erati.
Por outro lado, Dra Maria exortou a todas participantes a fortalecerem cada vez mais a sua posição na sociedade através das experiências entre mulheres, aumentar a sua capacidade de empreender e de contribuir para o desenvolvimento local e nacional.
Algumas feirantes que participam do encontro mostraram a sua satisfação por fazer parte desta e esperam que até o último dia da feira, possam ter muito contacto entre as expositoras, entre estas e o público, muita aprendizagem e que o empoderamento econômico da mulher seja o prato mais importante nos dois dias.
A feira conta com mais de 50 expositoras.
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres, felizes e cuidadas.