A OPHENTA realizou no ultimo sábado (19) encontros com raparigas nos bairros de Mutauanha, Piloto, Napipine e Muhala.


Foram beneficiadas 58 raparigas com idades compreendidas entre os 10 aos 17 anos, e abordaram os seguintes temas:
Lei de prevenção e combate as uniões prematuras;
Seja Homem, Seja Mulher e;
Azares de uma festa de aniversario por causa de uma má comunicação.

Em relação ao primeiro tema aqui destacado (lei de prevenção as uniões prematuras) as beneficiarias sentiram-se felizes e satisfeitas pela abordagem do mesmo, muito mais para a época em que estamos.
Uma das participantes disse:

Assim que estamos no final de na, muitas raparigas são levadas aos ritos de iniciação pelos pais. Nem sempre elas querem ir aos ritos de iniciação, mas não tem havido alternativas se não aceitar. O que preocupa é que depois de voltar de la, muitas raparigas costumam a querer experimentar o que aprenderam o que culmina com uma união precoce, que bom que temos esta lei que previne e combate as uniões.

Em relação ao tema *seja homem seja mulher*, foram discutidas se existem tarefas de homens ou tarefas de mulheres, chegando a uma conclusão que tanto o homem assim como a mulher podem fazer todas as actividades de casa e trabalhar nas mesmas profissões.

Uma das participantes, deu o exemplo seguinte:
Na shoprite na cozinha só encontram homens a cozinharem, em muitas padarias da cidade só encontramos homens a fazerem pão, isso significa que eles sabem cozinhar, então, podem ajudar a cozinhar em casa.
Não existe actividade de homem e nem actividiade de mulher, as tarefas domesticas podem ser divididas entre ambos numa casa e assim fica fácil para todos.

Estas e mais actividades têm sido desenvolvida pela OPHENTA nas diferentes comunidades da Província de Nampula, para o combate e prevenção as uniões prematuras, igualdade de género e empoderamento económico da mulher.

Seguiremos em marcha ate que todas sejamos livres, felizes e Cuidadas.