Chapa das Manas
É uma estratégia de campanha pública adoptada pelas organizações membro do Consórcio Contra a Violência Sexual[1], que incide sobre utentes de transportes públicos com destaque para as mulheres e raparigas, dos diferentes locais em que a iniciativa é implementada. Consistem objectivos sensibilizar e consciencializar mulheres, raparigas, homens e rapazes sobre VBG e seus impactos na vida das mulheres e raparigas; educar e informar as comunidades sobre os direitos humanos das raparigas e mulheres; e por fim, tendo em conta o contexto da COVID-19, esta também tem sido uma plataforma de distribuição de kits de prevenção e higienização (máscaras de capulana, álcool em gel e sabão). Esta metodologia de sensibilização tem sido usada pelos parceiros da Iniciativa nas províncias de Gaza (KUTENGA[2] e ASCHA[3]), Manica (LeMuSiCa) e Nampula (OPHENTA).
[1] O Consórcio Contra a Violência Sexual é liderado pela WLSA e composto pela ASCHA, Fórum Mulher, KUTENGA, LEMUSICA, LUARTE, OPHENTA, e foi constituído no âmbito da Iniciativa Spotlight
[2] KUTENGA é uma associação baseada no voluntariado e vocacionada para a promoção da saúde e da educação da comunidade, com enfoque nos direitos dos adolescentes e jovens. Prioriza o acesso à informação, protecção e participação e garante o envolvimento dos adolescentes e jovens.