null
null

Quem Somos

A Associação Moçambicana da Mulher e Apoio a Rapariga- OPHENTA é uma associação de direito privado, dotada de personalidade jurídica com responsabilidade social e sem fins lucrativos. Foi Legalmente constituida a 10 de Maio de 2017, em Nampula.

null
null

Missão

Somos uma Associação responsável, proactiva e socialmente empenhada que advoga e promove a igualdade de género, justiça social, económica e combate a violência, influenciando as decisões nos processos de governação na formulação e implementação de políticas sensíveis aos direitos humanos com enfoque nas mulheres e raparigas.

null
null

Visão

 Uma sociedade justa e igualitaria onde mulheres e raparigas  com  conhecimento dos seus direitos e deveres  influenciam os processos de tomada de decisões, governação local e na formulação e implementação de políticas públicas  sensíveis  ao género.

null
null

Objectivos


Promover a igualdade de género na esfera económica, politica, social e cultural.

Específicos:
a) Melhorar o acesso e a participação da mulher/rapariga nos processos de tomada de decisão com particular ênfase ao nível local;
b) Reduzir os níveis de violência contra as mulheres/rapariga e garantindo a efectividade dos seus direitos e liberdades fundamentais;
c) Empoderar a mulher/rapariga melhorando a autonomia financeira com base num maior acesso e controlo de recursos;

null
null

Valores

Imparcialidade;  Integridade;  Justiça Social e Inovação.

Valorizamos a neutralidade político partidária como um factor indispensável para o sucesso da sociedade civil Moçambicana. Valorizamos os direitos das mulheres e raparigas e das pessoas vulneráveis em geral. Valorizamos o desenvolvimento da consciência política das mulheres e das  raparigas ao promover activamente reflexões sobre os actores e intervenientes da sociedade civil em Moçambique.

null
null

Nossa identidade

 Nossa identidade feminista vem do reconhecimento de que o trabalho de lutar pelos direitos das mulheres e raparigas é profundamente político e o processo de identificação é igualmente político. A nossa luta pelos direitos das mulheres tem uma ideologia clara, questionamos a legitimidade das estruturas que mantêm as mulheres subjugadas e desenvolvemos ferramentas de análise e acção. Enquanto feministas moçambicanas temos identidades múltiplas e variadas.  ˮ A nossa identidade feminista não se qualifica com “se”, “mas” ou “porém”. Somos feministas e  ponto.

Órgãos Sociais

Olga Loforte

Presidente do Conselho Directivo

Ana Maria De Figueiredo

Presidente do Conselho Fiscal

Bainabo Sahal

Presidente da Mesa da Assembleia.

MEMBROS DA OPHENTA

São pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, maiores de 18 anos de idade, que adiram aos estatutos da OPHENTA, se identifiquem com o programa, objectivos e regulamento interno e pugnem pela promoção da igualdade de género com enfoque aos direitos da mulher e rapariga.

null
null

Marlene José Julane.
null
null

Olga Rosa Loforte
null
null

Fátima Supera Sartela Colete
null
null

Sandra Biatriz Mabote
null
null

Catarina Gaspar Paulo
null
null

Bainabo Sahal

null
null

Ana Maria De Figueiredo

Ana Maria De Figueiredo

0

Campanhas realizadas

0

Clube de Mulheres

0

Causas Advogadas

0

Reflexões Promovidas