SENTINELAS DA PAZ DO DISTRITO DE MECONTA REUNIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DAQUELE DISTRITO PARA DISCUTIR ASSUNTOS RELACIONADOS A PAZ E SEGURANÇA DA MULHER.
No âmbito do projecto elas por elas na paz e segurança, sentinelas da paz do distrito de meconta estavam reunidas na semana passada com o pessoal de saúde daquele ponto da província de Nampula para discutir assuntos relacionados ao bem estar físico, mental e psicológico da mulher.
O mau atendimento, cobranças ilícitas na maternidade e a falta de caixa de reclamação, são alguns assuntos abordados no encontro que contou com a presença do Director do centro de saúde e sua esquipa.
Para minimizar estes aspectos, o Director pediu a colaboração das sentinelas dentro do hospital, para que possam colaborar na área do SAAJ fazendo acompanhamento psicológico das mulheres e raparigas que se fazem naquele espaço vítimas de violência e aconselhamento as mulheres com o HIV e sida.
E para a maternidade, as sentinelas serão responsáveis para averiguar os casos de cobranças ilícitas e garantia ao melhor atendimento.
A actividade decorreu no âmbito do projecto promovendo a participação e liderança das mulheres e raparigas na paz, segurança e recuperação” uma iniciativa implementada pelo consórcio formado por três organizações nomeadamente: CESC, OPHENTA e IESE, sob denominação Elas por elas na paz segurança numa parceria entre a ONU Mulheres, o governo do reino da Noruega e o governo de Moçambique.