Alta comissária do Canadá na sessão com raparigas organizada pela embaixadora por um dia. Teresa Abdala, membro da OPHENTA, foi eleita pela embaixada do Canada in Mozambique, Angola and Eswatini como sendo a embaixadora por um dia para o ano de 2023.
No âmbito dessa eleição, Sara Nichools alta comissária do Canadá participou das sessões com raparigas no bairro de Mutauanha na última terça feira, para se inteirar das actividades feitas pela Teresa.
O tema da sessão foi uniões prematuras, onde houve muita interação entre as raparigas, a Teresa ( embaixadora por um dia), e a alta comissária Sara Nocholls.
As uniões prematuras trazem apenas consequências negativas para as meninas e não há nenhuma vantagem nisso.
Desistência escolar, gravidez precoce e mortes, são umas das várias consequências que a união prematura traz. Disse uma das raparigas presentes quando perguntada sobre as consequências das uniões práticas.
Devemos nos empenhar para prevenir e combater as uniões prematuras porque a partir do momento que uma menina é submetida a uma união, não volta a ser a mesma. Falou Teresa, dando exemplo de uma folha A4 limpa de seguida amarrotada e tentando repor na sua forma inicial.
Nos raparigas sofremos muito pelo facto de ser mulher.
Só pelo facto de usar algo que o homem não gosta lhe dava o direito de abusar, mais com as sessões que temos tido aqui, temos aprendido o que fazer e onde ir quando alguém violar os nossos direitos.Disse uma outra rapariga.
Na escola nos sofremos com os professores, eles nos os assediam e somos vulneráveis porque nós ameaçam que vamos reprovar e se queixarmos na secretária, o professor nega e em casa os homens acham que nos somos máquinas de fazer filho. Acrescentou outra rapariga
O brigada por nós partilhar as suas experiência, voces já foram magoadas, ninguém merece isso, vocês todos merecem serem felizes porque é um direito vosso, vocês tem um futuro próspero e nesses 4 anos que irei aqui trabalhar verei vocês brilharem.
As vossas vozes são ouvidas e vocês fazem diferença disse a Alta comissária que acrescentou:
Essas conversas que tem são muito boas e vocês são muito corajosas, estão a fazer mudança nas comunidades que são boas de ver, vocês são líderes e estou impressionada, não imagino vocês daqui a alguns anos.
Na minha família eu fui ensinada a não ir a faculdade mais com minha garra e persistência eu fui, com isso inspirei mais pessoas e vocês são pessoas que inspiram e que poderam inspirar mais pessoas no futuro.
#meucorpomeuterritorio
#Ophentanampula