Alta Comissária do Canadá Visita os colectivos implementadores do Programa ALIADAS na Capital Nortenha do País.
Dra Sara que para se inteirar presencialmente das actividades realizadas pelos colectivos do ALIADAS em Nampula, visitou ma manhã desta terça feira (28) os escritórios da OPHENTA.
Durante a visita, os colectivos fizeram a apresentação das actividades por eles realizadas respondendo as seguintes questões:
Onde estamos e com quem estamos?
Quem são os beneficiários das nossas ações?
Oque fazemos e quais são as nossas principais actividades?
Que ferramentas e abordagens adotamos?
Oque celebramos?
Quais são os desafios e as lições aprendidas? E por fim que mudanças esperamos?
Com as respostas dadas sobre as questões acima colocadas, a comissária disse estar muito satisfeita com as actividades que os colectivos têm feito para mudança de comportamento e em prol do bem estar da mulher e da rapariga, das viúvas e das pessoas que vivem com deficiência.
Agradecemos muito pelo vosso trabalho e sabemos que o trabalho é duro, e muito arriscado mais vocês tem feito isso todos os dias, é de louvar e encorajar as vossas actividades. É uma honra estar aqui convosco, as activistas feministas estão a fazer toda diferença em Moçambique. Disse a alta Comissária.
Os colectivos do ALIADAS, celebraram a parceria com o WVL- ALIADAS e disseram que durante os quatro (4) anos de implementação, o programa permitiu fazer mais audíveis as vozes das mulheres na região Norte.
Rodas de conversas com mulheres e raparigas, marchas, fórum regional Norte, feira feminina de economia solidária, acampamento juvenil feminino, grupo de poupanças para mulheres, entre outras, são actividades realizadas pelos colectivos no âmbito do programa ALIADAS.
Women’s Voice and Leadership – ALIADAS ( WVL ALIADAS), é uma iniciativa do
Governo do Canadá, implementada pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC),
em seis províncias do pais (Nampula, Sofala, Tete, Zambézia, Manica e Maputo).