OPHENTA FACILITA SESSÕES DE AUTO CUIDADO PARA RAPARIGAS – ESPAÇOS SEGUROS, EM NAMPULA

No âmbito da Iniciativa Spotlight e em representação ao Consórcio Contra Violência Sexual, a Ophenta realizou nos dias 12 e 13 de Maio sessões de conversa denominadas “Fala Minha Irmã ” envolvendo clubes de raparigas de Muatanha e Minicane, no Posto Administrativo de Muatala.
Nessas sessões as raparigas são convidadas a olhar para si mesmas e para as outras para as permitir desenvolver acções de irmandade, de auto cuidado e de cura.
Esta sessões tem como objectivo fortalecer as suas capacidades de agir para travar possíveis situações de violência a título individual e colectivo.
Nesta actividade foram abrangidas 47 raparigas de faixa etária dos 10 a 24 anos de idade.
A mesma serviu igualmente para a divulgação da lei de prevenção e combate as Uniões Prematuras, a Lei da Violência Doméstica, para partilhar informação sobre Direitos Humanos das Mulheres, Igualdade e justiça de Gênero.
Uma das participantes, contou a nossa equipa que tinha uma amiga de 16 anos,(preferimos preservar identidade de ambas), que envolveu-se com um homem de 45 anos de idade. Segundo ela, o senhor sempre ia buscar-la a escola, dava- a presentes e dinheiro e sempre que ela tentasse aconselhar a amiga a não envolver se com homens adultos não conseguia pois ela está obcecada por dinhero. “
Importante referir que as sessões comunitárias abrangem igualmente mulheres, homens, raparigas e raparigas para permitir que as acções de sensibilização alcance pessoas de sexo e idades diferentes.
Nas sessões com pais, mães e encarregados de educação estes são sensibilizados a serem vigilante por forma a prevenir situações similares as partilhadas a cima.