Educadores de Pares da OPHENTA Formados em Matérias de Direitos Humanos.


Iniciou esta terça feira e com duração de 3 dias, a formação de educadores de pares da OPHENTA na cidade de Nampula.
Para alem dos educadores de pares provenientes do distrito de Mecuburi e distrito de Nampula onde esta a ser implementado o projecto Stand up pela OPHENTA, participam da formação, parceiros de implementação do projecto na cidade de Nampula e instituições do governo (Educação e Saúde).
A formação tem como objetivo, melhorar a capacidade e o conhecimento em matéria de direitos de saúde sexual e reprodutiva da equipe de implementação do projecto Stand Up;
Refletir sobre principais conceitos e metodologias de trabalho nas áreas de direito de saúde sexual e reprodutiva, violência baseada no género, protocolos de referencias e contra referencia;
Conceito de direitos humanos, informar sobre as leis, protocolos e mecanismos que defendem os direitos humanos das mulheres e direitos sexuais e reprodutivos.
Durante os 3 dias, vários assuntos serão abordados com destaque para direitos humanos e direitos humanos das mulheres, direitos e saúde e sexual e reprodutivas.
Marlene Julane Oficial de programas da OPHENTA deu a conhecer sobre os direitos humanos e os direitos humanos das mulheres depois de um exercício feito pelos participantes.
Vários direitos foram ditados no exercício, com destaque para direito a vida, algo que tem sido violado frequentemente nos últimos dias na província de Nampula em particular e no pais em geral, onde muitas mulheres são mortas por desconhecidos e por seus parceiros dentro das suas casas.
Olga Loforte Coordenadora da OPHENTA que falou sobre as normas sociais e os direitos sexuais e reprodutivos, deu a conhecer sobre as diferenças sobre o sexo e o género e explicou que o género é uma imagem patronizada pelo senso comum sobre o homem e a mulher.
Falou dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos onde para os direitos sexuais tem haver com autonomia, corpo e sexualidade;
Expropriação do corpo das mulheres;
Sexualidade-expropriação.
Espera-se que os participantes saiam com ferramentas necessárias, habilidades e conhecimentos para as actividades planejadas no projecto acima mencionado.
#Standup
#Direitossexuaisereprodutivos
#Ophentanampula