Lançada campanha CHEGA em Maputo
Foi lançada hoje, 13 de Julho de 2018, na cidade de Maputo, Escola Secundária Noroeste 1 a campanha “CHEGA”: A VIOLÊNCIA SEXUAL NÃO TEM DESCULPA, TEM LEI!
Esta contou com a participação da Directora da Oxfam Internacional – Winnie Byanyima; a Ministra de Género, Criança e Acção Social,sua Excia. Cidália Chauque; representante da procuradoria Geral da Republica,músicos entre outras individualidades, onde se usou o artevismo para fazer a divulgação dos resultados do relatório da pesquisa sobre violações sexuais.
A Violência contra Mulheres e Raparigas (VCMR) é uma crise global, que afecta uma em três mulheres, devastando suas vidas e fraturando comunidades. A violência contra mulheres e meninas possui várias formas e não conhece fronteiras geografia ou cultura.
Em Moçambique, nos espaços públicos e privados (as escolas, os centros de saúde, hospitais, mercados, paragens, transportes públicos e privados, ruinas abandonadas, becos e ruas com fraca ou ausência de iluminação pública), as práticas culturais e sociais propiciam insegurança e violência baseada no género, em particular a sexual, contra raparigas e mulheres.
O objetivo geral da campanha é colocar maior visibilidade e consciência sobre como as normas sociais contribuem para a violência sexual nas mulheres e raparigas e assim assegurar que mais mulheres e raparigas desfrutem do seu direito a viver livre de todas as formas de violência baseada em gênero, porque as normas sociais que perpetuam a VCMR foram substituídas por normas positivas que promovem a igualdade de gênero e a não-violência.