Lançada campanha CHEGA em Maputo silver Julho 13, 2018

Lançada campanha CHEGA em Maputo

Lançamento da Campanha CHEGA em Maputo.
Lançamento da Campanha CHEGA em Maputo.

Foi lançada  hoje, 13 de Julho de 2018, na cidade de Maputo, Escola Secundária Noroeste 1  a campanha  “CHEGA”: A VIOLÊNCIA SEXUAL NÃO TEM DESCULPA, TEM LEI!

Esta contou com a participação da Directora da Oxfam Internacional – Winnie Byanyima; a Ministra de Género, Criança e Acção Social,sua Excia. Cidália Chauque; representante da procuradoria Geral da Republica,músicos entre outras individualidades, onde se usou o artevismo para fazer a divulgação dos resultados do relatório da pesquisa sobre violações sexuais.

A Violência contra Mulheres e Raparigas (VCMR) é uma crise global, que afecta uma em três mulheres, devastando suas vidas e fraturando comunidades. A violência contra mulheres e meninas possui várias formas e não conhece fronteiras geografia ou cultura.

Em Moçambique, nos espaços públicos e privados (as escolas, os centros de saúde, hospitais, mercados, paragens, transportes públicos e privados, ruinas abandonadas, becos e ruas com fraca ou ausência de iluminação pública), as práticas culturais e sociais propiciam insegurança e violência baseada no género, em particular a sexual, contra raparigas e mulheres.

O objetivo geral da campanha é colocar maior visibilidade e consciência sobre como as normas sociais contribuem para a violência sexual nas mulheres e raparigas e assim assegurar que mais mulheres e raparigas desfrutem do seu direito a viver livre de todas as formas de violência baseada em gênero, porque as normas sociais que perpetuam a VCMR foram substituídas por normas positivas que promovem a igualdade de gênero e a não-violência.

Scroll to Top