SENTINELAS DA PAZ UNEM FORÇAS PELA SEGURANÇA DAS MULHERES EM BARUÉ NA PROVÍNCIA DE MANICA

 
Sentinelas da Paz no distrito de Barué, província de Manica, compromete-se a intensificar acções de reflexão em torno da participação e liderança das mulheres nos processos de paz e segurança, através da criação de espaços seguros de mulher ao nível das comunidades locais.
O compromisso foi assumido no passado dia 20.02.2024 durante uma cerimónia de distribuição de material de visibilidade e de trabalho que deu fim ao treinamento de sentinelas da paz, naquele ponto da província de Sofala.
As sentinelas da paz foram formadas em matérias de direitos humanos das mulheres, gestão de conflitos para impulsionar a sua liderança e participação nos processos de paz, segurança.
“A nossa meta é ver todas as comunidades livre da violência, construindo a paz e por esta razão, queremos que em todas as comunidades onde estamos a trabalhar esteja constituído um grupo de mulheres”, disse ) um dos líderes que participava do encontro, oriundo de uma comunidade onde encerrou recentemente uma base militar da RENAMO, no âmbito do DDR.
Os espaços seguros de mulheres, foram criados com objectivos de reflectir em torno da participação e liderança das mulheres nos processos de paz e segurança na comunidade. Os mesmos reúnem mulheres, pelo menos 1 vez por semana.
A actividade decorreu no âmbito do projecto promovendo a participação e liderança das mulheres e raparigas na paz, segurança e recuperação” uma iniciativa implementada pelo consórcio formado por três organizações nomeadamente: CESC, OPHENTA e IESE, sob denominação Elas por elas na paz segurança numa parceria entre a ONU Mulheres, o governo do reino da Noruega e o governo de Moçambique.