OPHENTA participa da primeira formação das Escolas para a Democracia.

A formação foi realizada nos dias 22 a 24 de fevereiro corrente na cidade de Nampula e tinha como objectivo principal contribuir para o aumento da visibilidade, participação e engajamento das Organizações da sociedade civil e dos cidadãos no processo de tomada de decisões e influenciando numa governação inclusiva e sensível a questões dos direitos humanos.
Contou com organizações da sociedade civil da cidade de Nampula, Memba, Angoche e Moma.
Para Osman Cossing, coordenador de programas do IMD que falava na abertura da formação disse que os participantes devem dominar a constituição da república e fazer conhecer as outras pessoas para que no caso de violação dos direitos humanos possam se defender com A+B.
Ângelo Hermínio, Representante da plataforma da sociedade civil em Nampula disse estar a se realizar a formação num ano atípico, um ano em que haverão eleições e tem se notado muito a violação dos direitos humanos, com isso, os participantes devem estar preparados no que diz respeito a matérias como cidadania, democracia, participação cívica, direitos humanos entre outros temas que serão abordados durante os três dias, para ter a capacidade e a coragem de defender os outros com sabedoria.
Estamos a criar um novo exército as organizações não governamentais para lutar contra a violação dos direitos humanos, acrescentou Ângelo.
A formação decorreu no âmbito da iniciativa ProCivico, que está ser implementado num consórcio de 4 organizações que são: IMD, MASC, CDD e CESC.