FÓRUM REGIONAL NORTE DE GÉNERO


A fim de estabelecer uma permanente articulação, discussão, e construção de uma agenda de advocacia coletiva ao nível da região norte de Moçambique, decorreu nos dias 25 e 26 de outubro de 2022 na cidade de Lichinga, provincia de Niassa, o forum regional norte de género, sob o lema ” Construindo e consolidando alternativas de empoderamento social, econômico e político das mulheres e raparigas”
O forum que teve a duração de dois dias, contou com mais de 90 participantes em representação de organizações de direitos humanos das mulheres locais, nacionais, parceiras e implemetadoras do WVL-ALIADAS e de membros do governo das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa e teve como objectivo refletir sobre as preocupações que afligem as províncias nortenhas de Moçambique no geral, as raparigas e mulheres.
O evento contou igualmente com a participação via zoom de entre outras personalidades, a mamã Graça Machel, presidente da FDC e ativista global de direitos humano, da Directora do CESC, Paula Mondlane e da direcção do programa WVL-Aliadas, Fidelia Chemane.
E presencialmente, com a participação da madrinha do Fórum Regional Norte de Género, Dra. Ana Gondola, esposa de sua Excia Secretário de Estado da Província de Nampula, que no decorrer do forum passou o testemunho da primeira Edição do fórum realizado em Nampula, a 25 e 26 de novembro de 2021.
E com a presença de Sua excelência Governadora da província de Niassa, do presidente do Conselho Municipal, da Directora provincial de Gênero Criança e Ação social e igualmente da esposa de Sua Excelência Secretário de Estado da Província de Niassa.
O Fórum é realizado no âmbito da Campanha dos 16 Dias de Activismo para Eliminação de Violência contra Mulheres e Raparigas.
Fórum Regional Norte de Género, foi caracterizado por debates e reflexões, que tiveram como fim primário, trabalhar em prol dos Direitos Humanos das mulheres e Raparigas nas Províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado e de Moçambique em Geral.
Segundo a Governadora do Niassa Elina Judite Massengele, no seu discurso de encerramento “a realização deste Fórum, significou para nós, mulheres, mais uma escola e um aprendizado para ver construídas e consolidadas as alternativas de empoderamento social, económico e político das Mulheres e Raparigas, por conta dos ricos conteúdos, frontalidade nos debates, bem como, as brilhantes e ricas apresentações feitas pelos diferentes painéis, que contribuíram para o alcance dos objectivos almejados”.
A Chefe do executivo do Niassa, disse ter a certeza de que “as mulheres saem deste fórum transformadas, unidas e coesas de forma a que possamos construir e consolidar a agenda colectiva para a promoção dos Direitos das Mulheres e Raparigas nesta Região do País. Por isso, temos que nos unir e seguir em marcha, até que todas sejamos livres! Pois se as mulheres se unirem a violencia vai cair. Pois, Mexeu com uma, mexeu com todas”.
Ainda a Governadora do Niassa, acrescentou que o seu executivo reconhece que este fórum foi um espaço de partilha, construção de aprendizados e desenvolvimento de estratégias de advocacia conjunta, para influenciar políticas públicas sensíveis ao género e aos Direitos das Mulheres e Raparigas.
No final do Fórum foi lido e entregue aos representantes das provincias de Niassa, Lichinga e Nampula, o documento de posicionamento do Fórum Regional Norte de Género e elaborado um plano de acção para advocacia conjunta de modo a fazer face aos desafios para a integração das mulheres nos processo de reintegração das e dos deslocados internos, nos processos de pacificação e de reconstrução de Cabo Delgado e os desafios de acesso e posse de terra, financiamentos, equipamentos, mercado e poder de decisão para mulheres nas
províncias de Nampula, Niassa e Cabo delgado.
O Fórum é apoiado pelo CESC e Governo do Canadá, no âmbito do programa WVL-ALIADAS.
#Aliadas
#OPHENTA
#forumregionalnorte