16 dias de activismo pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas.
OPHENTA reúne 50 adolescentes e raparigas dos clubes de raparigas dos bairros de Muhala, Napipine e Piloto para reflectir sobre os direitos destas.
É o decimo terceiro dia de actividades, no âmbito das acções da campanha dos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas que no presente ano é celebrada sobe o lema: “Não a violência contra as Mulheres e Raparigas”, que decorre de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma campanha que reforça o activismo da OPHENTA em prol da prevenção e combate à todo tipo de violência perpetrada contra mulheres e Raparigas em Nampula.
No dia 07 de Novembro de 2022, a OPHENTA esteve em mais uma ação de activismo desta, feita uma roda de conversa que juntou 50 adolescentes e raparigas dos clubes de raparigas dos bairros de Muhala, Napipine, Piloto e Mutauanha onde foram abordados os temas relativos a lei de prevenção e combate às uniões prematuras, o acessos aos direitos e serviços de saúde sexual e reprodutiva.
As 50 adolescentes e raparigas alarmadas com os níveis de uniões prematuras, gravidezes precoces e de assédio sexual nas escolas deram as suas contribuições sobre como conjuntas podem contribuir para por fim de todo tipo Violência Baseada no Género.
“… Sim, a união prematura é uma violência e nela podemos encontrar outros tipos de violência dos direitos das raparigas como a violência dos direitos sexual e reprodutivos em que a criança é exposta e a violência psicológica porque ela é também abusada. Nos temos que usar o nosso direito de dizer não a violência e buscar apoio entre as meninas que se reúnem nos clubes de raparigas, familiares e amigas. disse uma rapariga do clube de Mutauanha…”
Este encontro, enquadra-se nas actividades planificadas pela OPHENTA, no âmbito dos 16 dias do activismo pelo fim da violência contra mulheres e raparigas.
De lembrar que os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Seguiremos em marcha, até que todas sejamos livres, felizes e cuidadas.