FEIRANTES DA 3ª EDIÇÃO DA FEIRA FEMININA DE ECONOMIA SOLIDARIA PREPARAM-SE PARA REALIZAR A FEIRA


Por ocasião da 3ª Edição da feira feminina de economia solidaria organizada pela OPHENTA, realizou-se na manhã desta segunda feira, um encontro com as expositoras com objectivo de reafirmar o conceito da feira, aprender das lições da 1ª e 2ª edições da feira e coordenar ações preparatórias desta 3ª edição.

A Feira Feminina de Economia Solidaria é uma ferramenta de engajamento feminino da OPHENTA através da qual mulheres trocam experiências e expõem o resultado do seu trabalho nas áreas de Agricultura, artesanato, gastronomia, processamento semi-industrial e artes plásticas com o intuito de visibilizar a sua contribuição para a economia e mostrar como a produção mercantil não está desvinculada da reprodução.

No âmbito do programa Women`s Voice and Leadership –ALIADAS – WVL, uma iniciativa do Governo de Canadá, desenvolvida no quadro da Política Feminista de Assistência Internacional (FIAP), através da qual afirma o compromisso para com a promoção da igualdade de género.
Um programa implementado pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) em parceria com seus parceiros, um dos quais a OPHENTA.

No encontro foram abordados alguns princípios feministas que orientam a feira, entre eles o princípio da solidariedade, participação e inclusão com destaque para o empoderamento de mulher, da Empatia como sendo o acto de colocar-se no lugar da outra, tratar a outra da mesma forma que eu gostaria de ser tratada e a aprender uma da outra visto que são várias expositoras e cada uma delas vai expor algo diferente, então elas devem se conectar e compartilhar informações e troca de experiência.
A finalidade da feira não é vender, mas sim, combater Todos os sistemas de opressão que existem na sociedade e todos os sistemas que fazem com que as mulheres não explorem todas as capacidades que tem para mostrar o que realmente sabem fazer.

Para Anifa umas das feirantes selecionadas que já participou da 2ª Feira organizada pela OPHENTA, disse o que passamos a citar: …” eu sou artesa e já tive oportunidade de participar em outras feiras, mas na ophenta para além de vender, tenho oportunidade de expor a minha voz e o meu sentimento como mulher, gosto muito como sou tratada nas feiras desta associação…”

Farida outra participante, disse estar muito feliz por fazer parte da 3ª edição da feira porque tem tido oportunidade de trocar experiência com outras mulheres e aprende muito com elas.
Na mesma ocasião, Ana disse ser primeira vez a estar no grupo das feirantes da OPHENTA e tinha informações que a associação apoia mulheres em varias vertentes, mas não sabia quais são as maneiras ou os métodos usados pela OPHENTA para ajudar as mulheres, com a oportunidade de fazer parte da feira, vê que é um dos métodos de ajudar no empoderamento económico da mulher.
Esperamos que a feira seja a melhor do que a primeira e a segunda edição já que o número aumentou de 30 para 50 feirantes em relação a feira anterior.
Seguiremos em marcha! Ate que todas sejamos livres, felizes e cuidadas.