OPHENTA realiza as primeiras sessões de educação de pares no âmbito do projecto Stand UP

O Stand-Up é um projecto de 6.5 anos de duração (Outubro de 2022 à Outubro de 2027), financiado pelo Global Affairs of Canada (GAC) que visa aumentar o gozo de direitos e saúde sexual e reprodutiva (DSSR) pelos titulares de direitos mais marginalizados e vulneráveis particularmente raparigas adolescentes (10-19 anos) e mulheres jovens (20-24 anos) de distritos selecionados de Moçambique e Uganda. Em Moçambique o programa é coordenado pela Oxfam em Moçambique e implementado em parceira com quatro organizações nomeadamente OPHENTA, Lambda, AMODEFA e CEPSA na província de Nampula, cidade de Nampula e distritos de Murrupula e Nacala.

No âmbito do arranque das intervenções foi realizada sessão de educação de pares onde participaram 28 raparigas e mulheres jovens e outra sessão onde participaram 16 rapazes e homens jovens, totalizando 44 participantes provenientes do bairro do piloto, no posto administrativo de Muatala, cidade de Nampula. Na sessão foi abordada a temática de Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva.

Usna (nome fictício) de 17 anos é uma das raparigas que esteve presente na sessão referiu que …” os direitos sexuais não são respeitados, as meninas que vendem na rua são vítima todos os dias dessas violações dos seus direitos, as pessoas vêm comprar seus produtos e lhes pegam as mamas e as bundas sem a sua permissão e quando elas reclamam os homens pegam mais ainda”.

Na sessão com os rapazes eles destacaram o machismo como sendo a principal causa da violação dos direitos sexuais e reprodutivos das adolescentes, raparigas e mulheres jovens e repudiaram atitudes que não valorizam a liberdade das raparigas e mulheres.

O projecto focalizar-se-á em torno das principais questões de desigualdade de género e direitos humanos tais como normas sociais prejudiciais, práticas tradicionais e tabus em relação a género e sexualidade, falta de informação adequada ou acesso à serviços abrangentes de saúde sexual e reprodutiva, falta de poder de decisão das raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ) sobre sua saúde e sexualidade, bem como a capacidade limitada das organizações de direitos das mulheres e organizações lideradas por jovens para defender efetivamente os DSSR nas suas comunidades.

As duas sessões de educação de pares foram igualmente assistidas pela equipa da Oxfam em Moçambique que encorajou as e os participantes a continuar a participar nas sessões de educação de pares, respeitar as outras, e reforçar a relação com os pais/mães e encarregados de educação.
Para a OPHENTA a recomendação se singe em continuar refletir sobre a melhor estratégia de comunicação para as diferentes faixas
etárias do grupo alvo, a luz dos instrumentos e orientações do ministério da educação e da saúde.

# Stand Up para os DSSR
#OPHENTA Associação