CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PORTA-A-PORTA, NO DISTRITO DE MOMA.

Em representação ao Consórcio Contra Violência Sexual, a OPHENTA realizou no período de 4 a 6 de Julho corrente, no Distrito de Moma, Província de Nampula a campanha de sensibilização porta-a- porta, no âmbito da Iniciativa Spotlight.
Com a actividade foram abrangid@s 1.160 beneficiari@s, sendo:
218 raparigas,
181 rapazes,
386 homens e
375 mulheres.
Durante a campanha, @s beneficiari@s foram sensibilizados sobre Violência Sexual, Direitos humanos das mulheres; Violência baseada no género; Uniões prematuras, portas de entrada em casos de violência, legislação, entre outros.
“As meninas raparigas muitas das vezes quem lhes obriga a se casarem com pessoas mais adultas de 40 ou mais anos são os seus próprios pais e encarregados, que costumam influenciar nestas relações tudo isso porque este senhor dos seus 40 ou mais anos tem poder econômico e daí que às Raparigas são forçadas a se unirem sem vontade delas. Isso contribui de forma negativa nos seus estudos porque deve ficar em casa a cuidar do lar forçado pelos pais e este senhor de 40 anos não permite saídas nem para visitar sua família. Infelizmente os pais tratam as filhas como negócio porque dependem dela para sobreviverem. Mas como estamos aprender que União Prematura é crime, acredito que os casos vão diminuir, porque vão ter medo de serem presos”. Disse um rapaz de 17 anos.”
Durante a actividade privilegiou-se a metodologia participativa, onde os activistas entravam nas residências com a permissão dos donos, falavam da OPHENTA e da iniciativa Spotlight e seus objectivos, e seguidamente fazia-se a partilha sobre o tema, que gerava debate e questionamentos.


#SpotlightInitiative
#Eu
#wither