HOMENS, MULHERES E RAPARIGAS SENSIBILIZADOS A LUTAR CONTRA A VIOLÊNCIA BASEADA NO GÊNERO

Foi na passada Quarta-feira 17 que activistas da Ophenta tiveram encontros com Homens, Mulheres e Raparigas do  Posto Administrativo de Napipine com vista a sensibilia-los a lutar contra violência baseada no gênero, nessa altura da Pandemia do Covid-19 em que os números de casos de violência tendem a aumentar.

Os homens do Napipine, contretamente do Quarteirão 2 agradeceram e parabenizaram a Ophenta pelos trabalhos que vem executando e manisfestaram a sua preocupação em relação à violência contra os homens naquele posto administrativo.

No final, foram esclarecidos que se tiverem casos de gênero podem também dirigir-se a Ophenta que serão encaminhados às autoridades competentes para a responsabilização criminal.

Na Unidade Comunal de Namarepo, o encontro contou com 52 mulheres  e também foram sensibilizados em matérias de violência baseada no gênero e direitos humanos.

Na ocasião as mulheres colocaram algumas dúvidas em relação aos seus direitos e foram prontamente esclarecidas pelos activistas alocados no encontro.

O terceiro encontro foi com as raparigas no mesmo Posto Administrativo e também teve como tema a VBG, direitos humanos incluíndo as uniões prematuras. Algumas raparigas se queixaram de falta de apoio dos pais e encarregados de educação quando denunciam assédio sexual ou mesmo violência doméstica, chegando a culpa-las de serem as causadoras de tal acto.

De realçar que a Ophenta tem vindo a desenvolver junto com seus parceiros, acções com vista a desencorajar essa forma de pensar pois isso contribui para o silêncio das mulheres e raparigas quando sofrem violência.