OPHENTA e OXFAM lançam Campanha “CHEGA” em Nampula
Com o objetivo de combater a violência sexual perpetrada contra mulheres e raparigas, no dia 31 de Julho de 2018, na cidade de Nampula, foi feita a réplica do lançamento da campanha CHEGA! JUNT@S PODEMOS ACABAR COM A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E RAPARIGAS”.
A concentração ocorreu na Praça dos Heróis Moçambicanos que acolheu dezenas de instituições públicas, privadas e organizações da Sociedade Civil que juntos deram as mãos protestando contra o abuso sexual de mulheres e raparigas, seguida de uma grande marcha que envolveu mulheres e homens, que teve como ponto de chegada e comício popular no campo da Escola de Napipine, unidos com gritos de protesto dizendo: CHEGA! A violência contra mulheres não tem desculpa, tem lei!
A campanha “CHEGA” está a ser levada a cabo pela OXFAM e seus parceiros em mais de 30 países do mundo, sendo que em Nampula conta com a colaboração da OPHENTA.
Em entrevista coletiva à imprensa Olga Rosa Loforte, coordenadora da OPHENTA (Associação Moçambicana de Mulheres e Apoio a Raparigas) revelou que pelo menos 30 por cento das mulheres, em Moçambique, já foram vítimas de violência sexual ou doméstica em alguma fase da sua vida, contra apenas onze por cento dos homens.
Loforte disse ainda que os números de outros dados estatísticos referentes a violência contra mulher e rapariga são preocupantes o que levou a OPHENTA e a OXFAM a formarem uma parceria de advocacia com as autoridades moçambicanas, resultando no lançamento de campanhas contra a violência exercida sobre as mulheres e raparigas à escala internacional, em pelo menos 30 países.
Em Moçambique, a campanha chega reflecte sobre normas socioculturais que propiciam a violência sexual de mulher e rapariga.